Minidicionário do wake
O wakeboard tem uma linguagem própria. Se você está tendo o primeiro contato com o esporte, já deve ter ficado em dúvida sobre o que é cavada, ollie, switch, pop ou qual a diferença entre a rampa e o kicker.
Pensando nisso, criamos aqui um minidicionário básico e bem prático para os iniciantes já se familiarizarem com os termos do wake e aproveitarem ainda mais a session. Esse conhecimento prévio vai otimizar seu aprendizado, aprimorar sua consciência corporal e ainda agilizar sua evolução.
Então, bem-vindos ao nosso universo!
Rider
Quem pratica wakeboard. Sim, você é um rider!
Manete
O manete, ou handle, é onde o rider segura para ser puxado pelo cabo.
Goofy
É o rider que usa o pé direito na frente da prancha de wake como base.
Regular
É o rider que usa o pé esquerdo na frente da prancha de wakeboard como base. (Se você ainda não sabe qual sua base, tem uma dica interessante para descobrir neste blog https://www.mobewake.com.br/post/sa%C3%ADda-dentro-da-água-x-sa%C3%ADda-em-pé)
Base trocada
Também chamada de switch, é quando o rider anda na prancha com seu pé de apoio atrás, ou seja, de base trocada.
Cavada
É quando o rider inclina o corpo para um dos lados jogando o peso na borda do calcanhar ou na borda da ponta dos dedos para criar uma trajetória com a prancha.
Toe Side
Quando o rider realiza a cavada com o peso nos dedos do pé.
Heel Side
Cavada feita com o peso nos calcanhares.
Flatear
É quando o rider interrompe a cavada deixando a prancha FLAT ( sem borda ) e se alinha ao obstáculo antes de dar o Pop.
Pop
Base para diversas manobras, o Pop é o impulso dado sobre um obstáculo ou marola.
Ollie
É quando o rider dá um salto em cima da água (exatamente como o Ollie do skate).
Back Side
No Back Side, o rider inicia a manobra de rotação com um giro para trás.
Front side
Já no Front Side, o rider começa a manobra de rotação com um giro para a frente.
Obstáculos
Rampa
A rampa é utilizada para realizar manobras básicas e para passar de um obstáculo para outro. Ela não possui transição e, na maioria das vezes, é nela que o iniciante começa.
Kicker
O kicker é bem parecido com a rampa, mas possui uma curvatura mais acentuada que projeta o rider para cima. Ideal para manobras de salto.
Box
O box é bem parecido com uma caixa mesmo. Como a parte de cima é bem larga (de 50 a 80 centímetros), é um obstáculo muito bom para iniciantes aprenderem a deslizar antes de encararem o corrimão.
Flat Bar
Essencial em todo cable park, o flat bar é quase igual ao box, mas a parte de cima dele é mais estreita (menos de 50 centímetros). Tanto o box quanto o flat bar são o palco do wake, onde o iniciante pode começar a testar suas primeiras manobras, o intermediário aprimorar suas técnicas e evoluir e o avançado se desafiar.
Incline
Pode ser considerado a mistura do slider com a rampa. O incline é um obstáculo mais curto, de no máximo 10 metros de extensão. Ele começa em uma altura mais baixa (geralmente 40 centímetros) e termina em outra mais alta. Esta inclinação é a razão do nome do obstáculo. Nele, o rider é projetado para cima na saída e consegue dar uma leve flutuada e, por isso, é perfeito para treinar manobras de out. Indicado para todos os níveis, inclusive para quem está começando.
Rooftop
É um obstáculo de duas sessões: o rider sobe e depois desce como um telhado.
Wall Ride
Amado por intermediários e avançados, o Wall Ride é um obstáculo com parede que permite a realização de diversas manobras e pousos radicais.
Animou? Agende sua session pelo aplicativo agora mesmo e coloque em prática tudo o que aprendeu aqui!
No Mobe Wake você tem uma experiência personalizada e ainda conta com o suporte de atletas experientes que oferecem instruções sólidas e eficientes, além de altas dicas, para uma evolução constante no wakeboard. Bora pra água?